sexta-feira, 8 de abril de 2011

8º "D" - CIÊNCIAS - RADIOATIVIDADE - LIXO RADIOATIVO -



RADIOATIVIDADE


A radioatividade (AO 1945: radioactividade) (também chamado no Brasil de radiatividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.
A radioatividade pode ser:
  • Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
  • Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.





   
Resíduo radioativo – (pop.: Lixo atômico) é formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade. É gerado em processos de produção de energia nuclear, tanto em uso pacífico como em armamento nuclear. Podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como tratamentos e diagnósticos radiológicos e pesquisa científica.
A destinação do resíduo radioativo é um dos problemas mais sérios resultantes do uso da fissão nuclear para a geração de energia elétrica.
O maior perigo apresentado pelo lixo atômico é sua radioatividade, tóxica e cancerígena, mesmo em quantidades pequenas.
A radioatividade desse material diminui com o tempo.

Um comentário:

  1. lEIA OS TEXTOS:
    RADIOATIVIDADE E LIXO RADIOATIVO;
    ORIGEM DOS RESÍDUOS RADIOATIVOS.
    APÓS LEITURA,FORMULE NO BLOG, 02 QUESTÕES PARA CADA TEMA E FAÇA A SUGESTÃO DE QUAL ALUNO DEVERÁ RESPONDER AS PERGUNTAS FORMULADAS.
    FAVOR NÃO REPETIR OS NOMES DOS COLEGAS.
    COPIE AS PERGUNTAS COM AS RESPECTIVAS RESPOSTAS, TAMBÉM EM SEU CADERNO.
    SANDRA

    ResponderExcluir