quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ORIGEM DO SISTEMA SOLAR E DA TERRA

Origem do Sistema Solar
A origem do Sistema Solar e da Terra

O sistema solar é composto pelo Sol, que concentra 99% da massa do sistema, e por todos os corpos que orbitam a seu redor. Destes, os de maior massa são os nove planetas conhecidos: Mercúrio, Venus, Terra, Marte (planetas terrestres), Júpiter, Saturno, Urano, Netuno (planetas gigantes) e Plutão. Além dos planetas ocorrem ainda satélites, cometas, asteróides e meteoritos.

Tendo acontecido muitos antes do surgimento da espécie humana, a origem do sistema solar só pode ser explicada através de teorias. Estas são formuladas com base em fundamentos teóricos e modelamentos matemáticos que procuram explicar as características essenciais do Sistema Solar como o conhecemos hoje. É certo que as teorias mostram um modelo simplificado do processo ocorrido e ainda que não seja possível dizer qual dessas teorias se aproxima mais da “verdade” , se é que alguma delas reflete o que realmente aconteceu na formação do Sistema Solar, as teorias podem ser consideradas como mais ou menos válidas dependendo da sua capacidade em explicar características essencias deste sistema. As principais características a serem explicadas são:

1. Os planetas têm um plano comum de revolução em torno do Sol que corresponde aproximadamente ao plano equatorial do Sol.

2. As órbitas planetares são aproximadamente circulares, as mais excêntricas sendo aquelas dos menores planetas (Mercúrio e Plutão).

3. A maior parte da massa do Sistema Solar se concentra no Sol (Ms = 740 x somatório da massa dos demais corpos do sistema).

4. O movimento dos planetas ao redor do Sol acomoda a maior parte do momentum angular (99,5%) do sistema, apesar de o Sol ter a maior parte da massa, característica que teve um profundo efeito sobre as teorias de sua formação.

5. Existe uma diferença significativa massa e densidade entre os planetas terrestres e os planetas gigantes. Esta diferença reflete a composição média (O, Si, Fe e outros elementos pesados nos planetas terrestres e 99% de H e He para os planetas gigantes, que contém apenas cerca de 1% de elementos pesados).

As teorias propostas para a origem do Sistema Solar são basicamente derivadas de duas, propostas inicialmente no século XVIII. Entretanto todas as teorias têm dificuldade de explicar todas as complexidades do Sistema Solar começando de um estado incial plausível.

2 comentários:

  1. Após leitura do texto- Origem do Sistema Solar e da Terra, elabore cada um (03)três questões e apresente aos seus colegas em sala.
    BOM TRABALHO!!

    ResponderExcluir
  2. Deixe aqui seu comentário sobre o texto.
    Procure em imagens,lá você irá visualizar o Sistema Solar.
    Se desejar deixar aqui alguma imagem interessante sobre o sistema solar, faça-o, será muito bem vinda sua participação.

    ResponderExcluir