quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TEORIAS HISTÓRICAS

A TEORIA DA COLISÃO-A teoria da colisão
Inicialmente proposta por Buffon em 1776, propunha que o Sol teria se formado completamente e o material dos planetas teria sido arrancado do Sol em uma colisão catastrófica com um cometa ou uma estrêla. O principal problema desta teoria é que ela não justifica o grande momentum angular de revolução dos planetas. Além disto o filamento arrancado do Sol (ou da estrêla), para prover material suficiente para a formação dos planetas, teria que vir de seu interior, onde a temperatura é de milhões de graus e, assim, o filamento iria se dispersar antes de poder se consolidar.

A TEORIA DA NEBULOSA PRIMORDIAL -A teoria da nebulosa primordial
Propõem que o Sol e os planetas se formaram todos a partir de uma nebulosa em rotação. Esta teoria foi inicialmente formulada por Kant (1775). Ele porpôs que o material do Sistema Solar se aglutinou por atração gravitacional a partir de material originalmente disperso. Laplace em 1830 refinou o modelo, apontando que uma nebulosa em rotação, que estivesse se contraindo pelo efeito de sua própria gravidade, teria que aumentar progressivamente a sua velocidade angular para manter seu momentum angular. Eventualmente a força centrífuga excederia a atração gravitacional no perímetro da nuvem de modo que um anel de material seria separado. Esse(s) anel (eis) se condensariam dando origem aos planetas. De acordo com esse modelo, entretanto, o Sol deveria estar rotando próximo ao seu limite centrífugo (período de horas), mas na verdade ele rota muito mais lentamente (o período é de 27 dias) e o mecasnimo da separação gravitacional dos anéis foi considerado não plausível para a origem dos planetas. Os pontos favoráveis dessa teoria são que ela explica porque todos os planetas tem seu plano de revolução em concordância com o plano equatorial do Sol e porque os planetas apresentarem todos o mesmo sentido de rotação.

MODELO ATUAL- Modelo atual
A teoria atualmente mais aceita é a de que o Sistema Solar se formou simultaneamente a cerca de 4,56 bilhões de anos, a partir de uma nebulosa primordial fria, composta de 99% de Hidrogênio e Hélio e 1% de material refratário (óxidos), provenientes das sobras de uma geração anterior de estrelas. A maior parte da massa, ao se contrair, esquentou e formou o protosol. Na parte mais externa da nebulosa inhomogeneidades locais formaram agregados - os planetesimais, que orbitavam fora do plano equatorial em torno da massa central. As colisões sucessivas entre planetesimais foram acrescendo os maiores protoplanetas, que, com um campo gravitacional maior, passaram a absorver o material de órbitas próximas, de modo a resultar em órbitas praticamente circulares e coplanares com o plano equatorial da nebulosa primordial.

O protosol, a partir de determinado grau de adensação, passou a ter condições no seu interior de proceder a fusão de Hidrogênio para Hélio. A partir deste momento a emissão de energia do Sol aumentou muito. Enquanto os protoplanetas acumulavam mais “detritos”, o Sistema Solar ia clareando e os ventos solares passaram a varrer os elementos voláteis dos protoplanetas próximos. A alta temperatura e o tamanho relativamente pequeno destes planetas, que não tinham campo gravitacional suficiente para manter sua atmosfera, fez com que 99% de sua massa fosse para o espaço e sobrasse aquele 1% de material refratário já existente na nebulosa primordial.

3 comentários:

  1. FAÇA UMA DIVISÃO EM GRUPO( NO MÁXIMO 05 ALUNOS) E APRESENTE AOS DEMAIS COLEGAS 05 PERGUNTAS PARA QUE OS DEMAIS POSSAM RESPONDER.
    VALOR DA ATIVIDADE:(1,0)- TODOS DEVEM COLABORAR COM A APRESENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.
    MÃOS A OBRA! BOM TRABALHO!
    CASO TENHAM ALGUMA DÚVIDA DEIXE AQUI SEU RECADO.

    ResponderExcluir
  2. AS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS - SOMENTE 8º"D".

    ResponderExcluir
  3. O Blog está muito interessante e educativo. Parabéns à Professora Sandra pela iniciativa e aos alunos por utiizarem nova e moderna ferramenta tecnológica, aprimorando o conhecimento e melhorando o aprendizado. Com alegria e prazer o trabalho nunca será cansativo.

    ResponderExcluir