segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A TERRA E O ESPAÇO

Se você examinar a posição da terra em relação aos outros corpos celestes, verificará que o nosso planeta é um dos mais insignificantes, a terra é apenas um dos planetas que giram em torno do Sol.

Como sabemos, o Sol é o centro do nosso sistema Solar, e em torno dele giram, além da terra, os seguintes planetas: mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e plutão.

Veja na figura abaixo temos uma representação prática desse sistema sideral, nessa representação não houve a preocupação de se fixar o tamanho proporcional de cada planeta, e nem a extensão de sua órbita em torno do Sol. 
nosso sistema solar é formado por planetas que giram em torno do Sol.

A estrutura atômica da matéria é semelhante ao sistema solar, pois os elétrons giram em volta do Núcleo do átomo.

Para se ter uma idéia da proporção desses corpos celestes, basta saber, por exemplo, que o diâmetro da terra é de, aproximadamente, 12.900 Km, enquanto o diâmetro do Sol é de 1.380.000 Km.

Isto significa que o Sol é mais de cem vezes maior que a terra, por outro lado, a distância entre a terra e o Sol é de 150 milhões de Km, enquanto que a distância entre o planeta plutão e o Sol é de 6,4 bilhões de KM (ou seja, 6 bilhões e 400 milhões de Km = 6,4 X 10000000000 Km.).

Assim comparativamente, a distância entre o Sol e a terra torna-se pequena à vista da distância entre o Sol e plutão.

Da mesma forma, se você comparar a distância que existe entre o Sol e Plutão com as outras distâncias do espaço infinito, descobrirá que ela também é minúscula.

2 comentários:

  1. Após ler o texto, elabore 03 questões sobre o assunto, e apresente-as a seus colegas.
    Data da apresentação em sala: 18/02/11
    NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!
    LEMBRE-SE: TUDO O QUE FIZER VALE NOTA.

    ResponderExcluir