quinta-feira, 10 de março de 2011

As Estações do Ano

As estações do ano são resultantes da inclinação da Terra a 23º em relação ao Sol para que essa realize sua órbita. Por tal inclinação é que se pode perceber o recebimento dos raios do Sol em algumas regiões com maior intensidade. A partir da inclinação do planeta é que são determinados os períodos climáticos, ou seja, a fase em que os fatores climáticos são modificados.

Antigamente, dividia-se os períodos climáticos como período quente, que era subdividido por períodos que umidade moderada, de temperatura e umidade elevada e de temperatura alta e umidade baixa; e período frio, que ainda subdividia-se em declínio gradual e período mais frio. Posteriormente, os períodos climáticos foram divididos a partir do Solstício e do Equinócio, fenômenos astronômicos que facilitaram a divisão. No ocidente, tais fenômenos permitiram a divisão em quatro estações, sendo que em outros lugares existem duas, três ou cinco estações, dependendo da
cultura.

As divisões ocidentais sobre os períodos climáticos foram determinados em: primavera, verão, outono, inverno. A primavera é o período no qual as flores estão desabrochadas, se inicia em setembro e termina em dezembro. O verão é o período onde o Sol é mais quente, inicia-se em dezembro e termina em março. O outono é o período de transição entre a fase quente e fria da região. É nesse período que as colheitas são realizadas. Inicia-se em março e termina em junho. O inverno é o período em que o Sol perde sua força e então a região é tomada pelo frio. Nesse período os dias são menores e as noites maiores. Inicia-se em junho e termina em setembro.

Após
a finalização do frio, ocorre novamente a iniciação desse ciclo marcado pela aparição do Sol de forma amena na primavera, intensa no verão, amena no outono e baixa no inverno. 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil
Escola









Artigos de Estações do Ano
·                                 Outono
Outono, características do outono, clima, estações do ano, temperatura.

 Responda:
1- Como foram determinadas as divisões ocidentais sobre os períodos climáticos?
2- De acordo com sua preferência,dê as características de uma das Estações do Ano.

As atividades deverão ser respondidas no blog.




6 comentários: