segunda-feira, 14 de março de 2011

DIA DO CIRCO - 27 DE MARÇO

 
 
Piolim – o maior palhaço do Brasil
O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando esse era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil
Escola


18 comentários:

  1. Keliane 8D
    Obrigada,por naõ fechar o blog para o oitavo D

    ResponderExcluir
  2. Professora è muito legal a senhora passar os desenhos para que nos possamos ver eu gosto muito de vir no blog.Aluno:Vitoria.

    ResponderExcluir
  3. Sandra vc é muito legal, e sua aula é fantástica, pois eu aprendi muito com vc e quero aprender muito mais. Muito obrigada pela sua generosidade. ass: Juliana Cavalcante silva

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sandra eu já sei a resposta da pergunta que a senhora fezna sala a resposta é elevador ass:juliana cavalcante silva.

    ResponderExcluir
  6. Juliana, obrigada pelo elogio. Gosto muito de ministrar aulas e transmitir a vocês um pouquinho do que sei.
    Fico muito feliz em saber que gosta das aulas, isso me fortalece e me ajudar a melhorar sempre mais.
    Obrigada
    Sua resposta está correta.É elevador.
    bjinhos
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. Vitória, fico feliz em saber que você gosta desse espaço. Aproveite-o. Ele foi idealizado para que vocês pudessem trocar idéias, informaçõs e conhecimento.
    Milhões de bjinhos
    Sandra

    ResponderExcluir
  8. Jeferson 7º A, obrigada por passar por aqui.Sempre que vier, deixe um recadinho para os seus colegas.

    Vinícius 8º C, sei que você gosta de visitar o blog, aproveite e sempre que visitar, deixe um recadinho se gostou ou não do que viu.
    Milhões de bjinhos
    Sandra

    ResponderExcluir
  9. O blog está muito mais imteressante do antes,porque antes quase não tinha atividades mais agora são tantas atividades que nós quase não estamos dando conta,brilhante ideia a da professora de criar o blog,e eu estou torscendo para a professora comsseguir faser o site.RENATO
    WILLIAN
    8°ano"c"

    ResponderExcluir
  10. O DIA DO CIRCO E UM DIA DE SE DIVERTIR E SE ALGUEM FAZER UMA BRINCADEIRA DE MAL GOSTO FINJA QUE NAO ACONTESEU NADA PARA NAO ESTRAGAR SEU DIA PARA NAO PASSAR DE UM DIA BOM PARA UM DIA RUIM ASS:Âgela maria moraes dos santos 8º"C"

    ResponderExcluir
  11. professora estou visitanto o teu GOOGLE E ESTA PARABEM axei iteresate meu nome;bianque riquiman sou estilista de moda brasil

    ResponderExcluir
  12. Sandra eu estou adorando o blog não sei se vai ser o mesmo sem voce~ ass aline santana 8c

    ResponderExcluir
  13. Mesmo que eu deixe as aulas, vou continuar trabalhando com o blog, pois estou assistindo as mudanças pelas quais vocês estão passando depois que começaram a utilizar o blog.
    Agradeço a você visitante(estilista da tão conceituada revista Moda Brasil), pelo carinho e pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Ângela, podemos trabalhar em sala O DIA DO CIRCO.
    Se você desejar, crie com seus colegas uma peça teatral, brincadeiras, use roupas apropriadas, faça número de mágica(simples)e apresente para a turma.
    Acho que vai ficar ótimo assim!!!
    Se precisar da minha ajuda, conte comigo!
    Beijinhos.
    Sandra

    ResponderExcluir
  15. Renato,
    Você é uma pessoa muito especial e inteligente.
    Espero que continue sendo um aluno interessado em aprender, questionador e esperto.Sei que você vai longe!
    FELICIDADES!
    Sua existência me torna mais feliz!
    Quanto ao site, já está quase pronto!
    AGUARDE!

    ResponderExcluir