quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividade para 8º "C" e "D" -Revisão para Avaliação

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Passei a vida atrás de eleitores e agora busco os leitores. (José Sarney, na Veja, dez/97)


1) Deduz-se pelo texto uma mudança na vida:
a) esportiva
b) intelectual 
c) profissional
d) sentimental
e) religiosa



2) O autor do texto sugere estar passando de:
a) escritor a político
b) político a jornalista
c) político a romancista
d) senador a escritor
e) político a escritor



3) Infere-se do texto que a atividade inicial do autor foi:
a) agradável 
b) duradoura 
c) simples
d) honesta
e) coerente



4) O trecho que justifica a resposta ao item anterior é:
a) e agora
b) os leitores
c) passei a vida
d) atrás de eleitores
e) busco



5) A palavra ou expressão que não pode substituir o termo agora é:
a) no momento
b) ora
c) presentemente
d) neste instante
e) recentemente








A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO

Pirâmide alimentar - Apresenta cada tipo de alimento que deve ser ingerido diariamente
Quem é que não gosta de comer? Comer é bom demais mesmo, mas em época de consumo de produtos industrializados em excesso e de fast food, o grau de obesidade da população brasileira vem aumentando bastante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, apresentou resultados de pesquisa com a população brasileira, afirmando que a obesidade está aumentando não apenas na população adulta, como também em crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado com a alimentação aliado à prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção de sua saúde. Nesse sentido, a proposta desse texto é propor uma reflexão sobre quantos e quais alimentos você costuma ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação mais equilibrada.
Os alimentos são responsáveis por fornecerem ao nosso corpo os nutrientes a seguir enumerados:
1) Carboidratos: são encontrados em vegetais, frutas, pães, cereais, arroz, massas e leite. Entre 50% e 65% da energia necessária ao corpo é fornecida por eles. Deve-se lembrar que eles são fundamentais para um bom funcionamento das funções cerebrais;
2) Proteínas: são necessárias para o crescimento e para o reparo das células deterioradas, além de auxiliar na digestão e na produção dos anticorpos. São encontradas nas carnes, leite, ovos e frutas secas. Fornecem entre 10% a 15% da energia necessária ao corpo;
3) Lipídeos: são as gorduras responsáveis por fornecer ao corpo uma grande concentração de energia alimentar. Neles encontramos as vitaminas A, D, E e K, além de auxiliarem na reestruturação dos tecidos. É recomendado que não forneçam mais de 30% de energia ao corpo.
O panorama dessa estrutura alimentar pode ser visualizado por meio da pirâmide alimentar. Ela apresenta de um modo bastante visual, as porções de cada tipo de alimento que devem ser ingeridas diariamente. Na base da pirâmide localizam-se os alimentos energéticos (carboidratos), contando entre 6 e 11 porções a serem consumidas; alimentos reguladores como as frutas, legumes e verduras, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e devem somar entre 5 a 9 porções; os alimentos construtores, que são aqueles ricos em proteínas, e as porções diárias devem ser 2 de leite e 2 de carne. Os energéticos extras aparecem no topo da pirâmide, são os açúcares e os doces, que devem ser consumidos com bastante moderação. As gorduras são necessárias em pequena quantidade, portanto, também é preciso ficar alerta com o consumo excessivo. Outro fator importante é tomar consciência da quantidade de calorias diárias aproximadas que devem ser ingeridas por dia: para meninos são indicadas 2800kcal e para meninas 2200 kcal. Por isso, verificar a composição nutricional de alimentos industrializados, antes de consumi-los, é sempre interessante. Dê preferência àqueles com menor quantidade calórica, menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.
E como colocar tudo isso em prática? Elaborar um pequeno diário relacionando os alimentos que você consumiu, e analisá-lo comparando com a pirâmide alimentar é um ótimo meio para que você se conscientize do quanto a sua alimentação está equilibrada. A identificação e consciência da sua dieta diária em relação à dieta ideal, dada pela pirâmide, permite que você melhore a sua alimentação e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP
Quem é que não gosta de comer? Comer é bom demais mesmo, mas em época de consumo de produtos industrializados em excesso e de fast food, o grau de obesidade da população brasileira vem aumentando bastante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, apresentou resultados de pesquisa com a população brasileira, afirmando que a obesidade está aumentando não apenas na população adulta, como também em crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado com a alimentação aliado à prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção de sua saúde. Nesse sentido, a proposta desse texto é propor uma reflexão sobre quantos e quais alimentos você costuma ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação mais equilibrada.
Os alimentos são responsáveis por fornecerem ao nosso corpo os nutrientes a seguir enumerados:
1) Carboidratos: são encontrados em vegetais, frutas, pães, cereais, arroz, massas e leite. Entre 50% e 65% da energia necessária ao corpo é fornecida por eles. Deve-se lembrar que eles são fundamentais para um bom funcionamento das funções cerebrais;
2) Proteínas: são necessárias para o crescimento e para o reparo das células deterioradas, além de auxiliar na digestão e na produção dos anticorpos. São encontradas nas carnes, leite, ovos e frutas secas. Fornecem entre 10% a 15% da energia necessária ao corpo;
3) Lipídeos: são as gorduras responsáveis por fornecer ao corpo uma grande concentração de energia alimentar. Neles encontramos as vitaminas A, D, E e K, além de auxiliarem na reestruturação dos tecidos. É recomendado que não forneçam mais de 30% de energia ao corpo.
O panorama dessa estrutura alimentar pode ser visualizado por meio da pirâmide alimentar. Ela apresenta de um modo bastante visual, as porções de cada tipo de alimento que devem ser ingeridas diariamente. Na base da pirâmide localizam-se os alimentos energéticos (carboidratos), contando entre 6 e 11 porções a serem consumidas; alimentos reguladores como as frutas, legumes e verduras, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e devem somar entre 5 a 9 porções; os alimentos construtores, que são aqueles ricos em proteínas, e as porções diárias devem ser 2 de leite e 2 de carne. Os energéticos extras aparecem no topo da pirâmide, são os açúcares e os doces, que devem ser consumidos com bastante moderação. As gorduras são necessárias em pequena quantidade, portanto, também é preciso ficar alerta com o consumo excessivo. Outro fator importante é tomar consciência da quantidade de calorias diárias aproximadas que devem ser ingeridas por dia: para meninos são indicadas 2800kcal e para meninas 2200 kcal. Por isso, verificar a composição nutricional de alimentos industrializados, antes de consumi-los, é sempre interessante. Dê preferência àqueles com menor quantidade calórica, menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.
E como colocar tudo isso em prática? Elaborar um pequeno diário relacionando os alimentos que você consumiu, e analisá-lo comparando com a pirâmide alimentar é um ótimo meio para que você se conscientize do quanto a sua alimentação está equilibrada. A identificação e consciência da sua dieta diária em relação à dieta ideal, dada pela pirâmide, permite que você melhore a sua alimentação e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

segunda-feira, 14 de março de 2011

SUJEITO E TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO


"Ela engravidou." Onde está o sujeito?

Nas salas de aula, bem como nas delegacias, ouve-se muito a pergunta "onde está o sujeito". Guardadas as devidas proporções, ele, muitas vezes, está oculto e até indeterminado. Fato é que dentre os termos da oração, um de função extremamente importante é o sujeito. Muitas vezes, ouço alunos falando que sujeito é aquele que pratica uma ação e predicado é aquilo que sobra. Vejamos se estes conceitos estão corretos:
Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita través do predicado.
Predicado: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.
Exemplo simples disso é a afirmação abaixo:
"Ontem, um desocupado usou de má fé com usuários do Orkut."

Em amarelo, temos o sujeito. Em verde o predicado.
Há três critérios que, somados, podem ajudar a localizar o sujeito de uma oração:

critério da concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;

critério da posição: usualmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser transposto naturalmente para antes;

critério da permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.

 

TIPOS DE SUJEITO
O Sujeito Simples apresenta um só núcleo (um substantivo ou equivalente): As estrelas brilham no firmamento. (quem brilha...?)
O Sujeito Composto apresenta mais de um núcleo:
=> Pedro e Paulo viajaram. (quem viajou...?)
O Sujeito Será Determinado quando identificável na oração. O sujeito jamais estará oculto ou elíptico. Quando construímos: Fomos roubados, o sujeito está claro na desinência verbal; fomos é 1ª. pessoa do plural, portanto: Nós fomos roubados.
O Sujeito Será Indeterminado quando não pudermos determiná-lo ou especificá-lo, ou seja, sua identidade é desconhecida. Para indeterminar o sujeito a língua vale-se de um destes dois expedientes:
a) empregar o verbo na 3ª pessoa do plural:
Roubaram meu lápis. (quem roubou...?)
b) usá-lo na 3ª pessoa do singular acompanhado da partícula [se], exceto o transitivo direto: Precisa-se de datilógrafos.
Veja: Concordâncias de Verbos + Se. (clique no link)
A Oração sem Sujeito traz um verbo impessoal. São verbos impessoais: os que denotam fenômenos da natureza: choveu, trovejou, nevou, anoiteceu, etc., e os verbos haver, fazer e ser, empregados impessoalmente. Veja: Concordância dos Verbos Impessoais.

 

DIA DO CIRCO - 27 DE MARÇO

 
 
Piolim – o maior palhaço do Brasil
O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando esse era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil
Escola


DIA: 15-03 DIA DA ESCOLA


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka

quinta-feira, 10 de março de 2011

CIÊNCIAS - 8º "D" ENTRADA E SAÍDA DE ALIMENTOS- APARELHO DIGESTIVO

A DIGESTÃO SERVE PARA: transformar moléculas grandes em moléculas mais simples e menores, para possibilitar a sua distribuição até as células, assim como a sua utilização por elas.


1. A Boca 
É o primeiro órgão do aparelho digestivo.
Possui duas estruturas importantes para a digestão: a língua e os dentes
1. 1. A Língua
A Língua é um órgão musculoso, dotado de muita mobilidade para poder misturar os alimentos com saliva e permitir a mastigação. Serve para engolir os alimentos, ou seja, para a deglutição.
1.2. Os Dentes
Os dentes são estruturas calcárias que cortam e trituram os alimentos, facilitando o processo digestivo.
2.A Faringe
É um órgão comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. Isso quer dizer que, pela faringe, tanto pode passar o ar durante a respiração, como os alimentos na digestão.
O fluxo de ar ou de alimentos é controlado por uma cartilagem chamada epiglote. A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório.
Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago.
Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar.
3. O Esôfago
É um tubo com cerca de 20 a 25 cm de comprimento que liga a faringe ao estômago. É dotado de movimentos peristálicos.
Esses movimentos são ondulados e de contração e permitem que os alimentos sejam empurrados ao longo do tubo digestivo para serem transformados.
Esses movimentos ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão.
4. O Estômago
É um alargamento do tubo digestivo, formando uma espécie de bolsa, onde ocorrem transformações químicas nos alimentos. Comunica-se com o esôfago através de uma região chamada cárdia. É ela que permite a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago. A região recebe esse nome por estar localizada próxima ao coração. Já a comunicação do estômago com o intestino ocorre através de uma região denominada piloro.
O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico, que é um líquido formado por substâncias importantes para a digestão. As glândulas também produzem o ácido clorídrico, que facilita a ação dessas substâncias.
Internamente, o estômago é revestido por uma mucosa, que é uma membrana capaz de produzir uma substância chamada muco. O muco serve para proteger as paredes do estômago contra a ação do ácido clorídrico. Quando essa proteção não é perfeita, por falta de muco ou pelo excesso de ácido, este ataca as paredes do estômago, provocando o aparecimento de uma espécie de ferida, chamada úlcera gástrica.
Gastrite é o nome que se dá à inflamação do estômago. Pode ser causada por alimentos cáusticos (como pimenta), álcool, medicamentos irritantes, mastigação insuficiente, etc.
5. O Intestino
É um tubo com cerca de 9 a 10 m de comprimento, dobrado dentro do ventre, onde ocorrem as transformações finais da digestão e a absorção dos alimentos.
5. 1. O Intestino Delgado
Mede 8 metros de comprimento, aproximadamente, tendo 2 a 3 cm de diâmetro. Divide-se em duas partes: duodeno e jejuno-íleo. O duodeno tem um comprimento equivalente a doze dedos, vindo daí o seu nome. O restante do intestino delgado é formado pelo jejuno-íleo.
5. 1. 1. Vilosidades Intestinais
Internamente, o intestino delgado possui minúsculas elevações chamadas vilosidades intestinais, cuja função é absorver os alimentos após a digestão. As vilosidades possuem, em seu interior, vasos sangüíneos e linfáticos que recolhem os alimentos transformados.
5. 2. O Intestino Grosso
O intestino grosso tem cerca de 1,5 m de comprimento, com diâmetro de 5 a 7 cm. Divide-se em três partes: ceco, cólon e reto.
Ceco: É a porção inicial do intestino grosso. Possui uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.
Colon: É a região intermediária, formada pelo colo ascendente, transverso e descendente. Ascendente é o que sobe, lateralmente, à direita; transverso é o que fica em sentido horizontal, na altura da cintura; descendente é o que desce, lateralmente, à esquerda.
Reto: É a região final do intestino grosso e que termina num orifício chamado ânus pelo qual as fezes são eliminadas. Entre o colon descente e o reto, o intestino apresenta uma curva chamada S ilíaco.
6. Os Órgãos Anexos
São aqueles que, mesmo não fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele através de canais, desempenhando um papel importante na digestão. São eles: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
6. 1. As Glândulas Salivares
São três pares de glândulas que produzem a saliva, lançada por meio de canais. Esses três pares são:
Parótidas: Situam-se adiante do ouvido e são as maiores.
Subliguais: Localizam-se sob a língua.
Submaxilares: Ficam sob o osso maxilar.
A inflamação das glândulas salivares chama-se parotidite ou caxumba, caracterizada por rosto inchado e dolorido.
A saliva é um líquido principalmente constituído de água. Serve para formar o bolo alimentar e inicia o processo digestivo, transformando o amido.
6. 2. O Pâncreas
É uma glândula situada atrás do est6omago que produz o suco pancreático, lançado no duodeno através do canal de Wirsung. O pâncreas produz também a insulina, que é lançada diretamente no sangue. A insulina é produzida por grupos especiais de células do pâncreas, chamadas ilhotas de Langerhans. Ela controla a concentração e o aproveitamento do açúcar no sangue.
6. 3. O Fígado
É a maior glândula do corpo humano e situa-se à direita do estômago. Produz a bile, que é lançada do duodeno pelo canal colédoco, num ponto chamado ampola de Vater.
A bile é um líquido amarelo-esverdeado que se acumula num órgão ovóide situado sob o fígado, chamado vesícula biliar.
O canal colédoco tem origem no ponto de união de dois canais: o canal hepático e o canal cístico.
Além de produzir a bile, o fígado tem outras funções importantes:
o       Transforma a glicose em glicogênio.
o       Acumula glicogênio e vitaminas.
o       Regula a quantidade de água no organismo.
o       Destrói células mortas, com aproveitamento dos resíduos.
o       Desintoxica o organismo.
o       Produz fibrinogênio, substancia coagulante do sangue
o       Produz heparina, substância anticoagulante.
 


As Estações do Ano

As estações do ano são resultantes da inclinação da Terra a 23º em relação ao Sol para que essa realize sua órbita. Por tal inclinação é que se pode perceber o recebimento dos raios do Sol em algumas regiões com maior intensidade. A partir da inclinação do planeta é que são determinados os períodos climáticos, ou seja, a fase em que os fatores climáticos são modificados.

Antigamente, dividia-se os períodos climáticos como período quente, que era subdividido por períodos que umidade moderada, de temperatura e umidade elevada e de temperatura alta e umidade baixa; e período frio, que ainda subdividia-se em declínio gradual e período mais frio. Posteriormente, os períodos climáticos foram divididos a partir do Solstício e do Equinócio, fenômenos astronômicos que facilitaram a divisão. No ocidente, tais fenômenos permitiram a divisão em quatro estações, sendo que em outros lugares existem duas, três ou cinco estações, dependendo da
cultura.

As divisões ocidentais sobre os períodos climáticos foram determinados em: primavera, verão, outono, inverno. A primavera é o período no qual as flores estão desabrochadas, se inicia em setembro e termina em dezembro. O verão é o período onde o Sol é mais quente, inicia-se em dezembro e termina em março. O outono é o período de transição entre a fase quente e fria da região. É nesse período que as colheitas são realizadas. Inicia-se em março e termina em junho. O inverno é o período em que o Sol perde sua força e então a região é tomada pelo frio. Nesse período os dias são menores e as noites maiores. Inicia-se em junho e termina em setembro.

Após
a finalização do frio, ocorre novamente a iniciação desse ciclo marcado pela aparição do Sol de forma amena na primavera, intensa no verão, amena no outono e baixa no inverno. 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil
Escola









Artigos de Estações do Ano
·                                 Outono
Outono, características do outono, clima, estações do ano, temperatura.

 Responda:
1- Como foram determinadas as divisões ocidentais sobre os períodos climáticos?
2- De acordo com sua preferência,dê as características de uma das Estações do Ano.

As atividades deverão ser respondidas no blog.




Ciências 8º "D" AS ESTAÇÕES DO ANO

segunda-feira, 7 de março de 2011

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Drummond e as mulheres

"Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer." (Carlos Drummond de Andrade - Frases e mulheres)

quinta-feira, 3 de março de 2011

DIVIRTAM-SE NESSE CARVAVAL




HISTÓRIA DO CARNAVAL NO BRASIL

carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem européia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram. Mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais
animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e
animada.

A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.



BEIJOS 8º "C" e "D"

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

"Não me convidaram
Pra essa festa pobre
(...)
Não me sortearam
A garota do 'Fantástico'
Não me subornaram
Será que é o meu fim
Ver TV a cores
(...)"


Após reler o trecho da música de Cazuza, responda as questões:
a) Como se classifica o sujeito dos verbos sublinhados?
b) Qual a inten~ção do uso desse tipo de sujeito no texto da música?

OBSERVAÇÃO:
Leia, pense e responda no próprio blog as questões acima.
Se desejar utilize o comentário ou abra uma nova postagem, coloque seu nome e sua série.
Aguardo as respostas.
Bom Trabalho!
Sandra

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Biografia


Cazuza nasceu no Rio de Janeiro, em 1958, e foi batizado como Agenor de Miranda Araújo Neto. Era filho de um produtor da Som Livre e da costureira Dona Lucinha. Desde pequeno, conviveu com a música através dos artistas que seu pai recebia em casa. Mas foi só depois de um curso de teatro que o cantor percebeu o que realmente lhe completava: cantar.

Foi indicado a uma banda que procurava um vocalista, tornando-se integrante do Barão Vermelho, que lhe consagrou como o poeta do rock. Com o grupo, gravou 4 CDs e lançou sucessos como "Todo amor que houver nessa vida", “Pro Dia Nascer Feliz” e “Bete Balanço”.

Em 1985, lança seu primeiro álbum solo chamado “Cazuza / Exagerado”, fazendo da faixa-titulo um sucesso. O próximo disco, “Só Se For a 2”, assumiu uma postura mais séria e profissional do cantor conhecido por seu comportamento escandaloso, e estourou com "O Nosso Amor a Gente Inventa (estória romântica)".

Antes mesmo de iniciar a turnê do segundo disco, Cazuza descobriu que tinha AIDS. Foi internado e logo depois levado a Boston para um forte tratamento. Voltou ao Brasil dois meses depois e lançou “Ideologia”, consagrando-o definitivamente. Com letras mais densas, refletindo a fase difícil por qual passava e sua indignação com o país, o disco trouxe “Faz Parte Do Meu Show” e “Brasil”.

Porém, foi apenas em 1989, depois do lançamento do disco ao vivo “O Tempo Não Pára”, com o sucesso homônimo, que assumiu publicamente a doença. Ao invés de desanimar diante do futuro certo, Cazuza passou a trabalhar ainda mais em novas composições, resultando no álbum duplo “Burguesia”. Com a voz já enfraquecida, o disco foi gravado com Cazuza na cadeira de rodas, e não obteve muito sucesso, mas recebeu o Prêmio Sharp póstumo de melhor canção com “Cobaias de Deus”.


quarta-feira, 2 de março de 2011

BEIJOS 8º"C" e"D"

Professora Sandra envia beijinhos aos oitavos anos.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS 8º"C" e "D"

Dividam-se em grupo de 05(cinco):
Cada grupo escolha um tema e formule (03) perguntas;
Elabore com as perguntas uma aula. Em sala decidiremos os dias para apresentação de cada grupo.
Faltam ainda estudar: Urano e Netuno. O grupo que desejar pode estudá-los e apresentar a atividade(perguntas em sala);
As perguntas devem ser repassadas a todos os colegas em sala.
VALOR DA ATIVIDADE: 4,0 PONTOS
Se alguém desejar, pode utilizar o blog para elaborar as perguntas, assim poderão compartilhar a atividade
com outras pessoas e com os colegas de sala.
Utilizem o espaço com sabedoria e coerência.
BOM TRABALHO!!!!!

PLUTÃO

Introdução
Plutão é um planeta anão que faz parte do Sistema Solar. Está localizado no Cinturão de Kuiper . Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romano Plutão que personificava o submundo. Foi descoberto em  fevereiro de 1930 pelo jovem astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh.
Plutão foi considerado um planeta principal até 2006. Porém, em 24 de agosto deste ano, a União Astronômica Internacional passou a classificar Plutão como um planeta anão. Isto ocorreu após a descoberta de outros corpos celestes, de tamanho comparável ao de Plutão, no Cinturão de Kuiper.
Características de Plutão

- Plutão possui um diâmetro equatorial de 2306±20 km.
- A área de superfície de Plutão é de 1,795×107 km².
- A massa de Plutão é de (1.305±0.007)×1022 kg.
- Em função da distância do Sol, Plutão possui temperaturas baixíssimas. A média é de -230°C (na superfície).
- Plutão possui cor na tonalidade entre o marrom claro e o amarelo.
- Possui três satélites naturais (luas): Caronte, Hidra e Nix.
- A atmosfera de Plutão é composta por Nitrogênio (90%) e metano (10%).